quarta-feira, 22 de julho de 2015

2

O Cheiro do Papaia Verde

   Todo mundo já deve ter visto um filme japonês, chinês, coreano...Mas e Vietnamita ? Alguém já viu?
   Esse filme não foi recomendação de ninguém, nunca tinha ouvido falar, na verdade desde que assistir meu primeiro filme Filipino (Confira o post aqui), resolvi procurar outros tipos de filmes de outras nacionalidades asiáticas. E da cinematografia vietnamita, só encontrei esse pra baixar. Sem contar que inicialmente me afastou um pouco da vontade de vê-lo, já que o nome me soa estranho a primeira impressão.
   Mas ok, vamos falar sobre o que achei do filme. Primeiramente o que me atraiu não foi a história e muito menos os atores, mas sim a diferença de cultura que ele talvez podia me proporcionar. O Cheiro do Papaia Verde é um filme com uma temática lenta, mas um lento que trás um "Ar de paz", vou explicar isso melhor ao longo do post.

História
   É bem básica ,o enredo se passa no Vietnã e conta a história de uma garota de 10 anos chamada Mui, que trabalha como empregada em uma casa de uma família ex-rica. Pois no momento o país passa por uma crise que afeta as famílias. Mui cresce trabalhando como doméstica até seu crescimento, quando se muda para casa de um amigo da família começando a trabalhar lá.
   Particularmente a história não me agradou em NADA, achei fraca. Mas ai tentei analisar por um lado mais histórico e cinematográfico da coisa, pois de história mesmo,não gostei.
   Durante todo o filme, a pessoa se depara com sons de grilos e outros tipos de insetos. Tipo quando você vai dormi em uma casa no interior e ouve os sons dos insetos. No filme TODO você ouve esses sons, e muitas vezes me veio um sentimento bem leve, não sei nem explicar, um sentimento de leveza e paz, como havia citado logo no começo do post. E isso foi bem legal.
   Uma coisa que O Cheiro do Papaia Verde quis trazer apesar de eu não ter gostado tanto (Mas existe gente que gosta) são as cenas mudas. Sim, cenas mudas. Há partes em que passa pelo menos 20 min sem sequer uma fala dos atores, isso justifica do por que achei o filme lento, eu achei isso porém não era o que ele queria passar. Ele quis passar as coisas simples, as cenas da natureza expressas de uma forma doce, calma.    Faz o telespectador tentar relaxar diante da natureza.

   Precisa-se que você preste atenção na delicadeza do filme, da sensibilidade e ambiente.
Mas por quê o nome ser "Papaia Verde"?

   Papaia Verde é o nosso famoso Mamão, durante cenas do filme, vemos a Mui , nossa principal, preparando a fruta. As cenas lentas do filme tenta proporcionar que entremos no clima dele, objetivando para nós sentirmos "O Cheiro do Papaia Verde"
A atuação é boa?

   Sinceramente, a única atuação boa que vi foi a da própria Mui, senti uma falta de profissionalismo por partes dos outros atores, mas é aquela coisa, foi minha impressão, nunca tinha visto um filme dessa nacionalidade e dessa temática, foi diferente. E lembrando que a interpretação dos atores não é tão importante em um filme onde seu foco é são as cenas, e não diálogos.
História do País

   Fui dar uma pesquisada sobre o diretor desse filme, e descobrir que na época de lançamento, o país passava por uma crise devido uma guerra que tinha se envolvido décadas atrás, então o diretor que por sinal concorreu ao Oscar de filme estrangeiro quis tentar com sua obra mostrar um lado mais sensível, que devemos observar as coisas mais simples e delicadas ao nosso redor, mostrando o cotidiano das famílias e sua cultura naquela época.
   Trần Anh Hùng , diretor do filme, recebeu o prêmio de melhor direção no festival de Cannes de 1993.

Por que Assistir?
   Filme com um visual sensível, bonito e calmo. Mostra a cultura naquela época e a vida das famílias pós guerra que o Vietnã enfrentou.

Por que não assistir?
   Se você não consegui observar o verdadeiro significado do filme, achará ele incrivelmente chato.

Termino aqui esse post, não sei se ficou bom essa resenha pois realmente não sei se consegui pegar a verdadeira essência do filme, mas valeu a experiência :)

Sinopse
   Nos anos de 1950, jovem camponesa vietnamita muda-se para a cidade e vai trabalhar em casa de família como doméstica. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão ocorrer, inclusive no que diz respeito a sua emancipação.






Onde Encontrar?




2 comentários :

  1. Adorei o seu post Sandi. Assisti esse filme algumas vezes e se quer saber...estava procurando o filme para baixa-lo porque queroa ssistir mais uma vez. Tem esse lado mudo sim mas...as expressões...as situações...os sentimentos...não precisam de fala...acho que estragaria. Eu gostei muito desse filme. Estou partilhando o seu texto na minha linha de tempo do facebook. Bom final de semana e continue com o blog...está muito bom!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara! É um filme bem cult que não serve pra todas as pessoas. Irei sim continuar com o blog! Pode visitar aqui sempre que quiser ;)

      Excluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...