sexta-feira, 29 de abril de 2016

0

Cart

   Cart me impressionou por sua abordagem social magnífica sobre a classe dominante e proletária. Uma luta de mulheres sobre seus direitos trabalhistas. Baseado em uma história real.

Tema : Trabalho + Demissão + Baseado em uma história real + Drama 

Sinopse: 
   TaeYoung, um estudante do ensino médio cuja mãe trabalha em um grande supermercado. Após ser injustamente demitida de seu trabalho, Sun Hee decide se unir com outros trabalhadores e lutar por seus direitos.
   A primeira coisa que me interessei antes de ver o filme foi pelo fato dele ser baseado em fatos reais. Normalmente filmes coreanos baseados em fatos verídicos são simplesmente incríveis. E Cart não me decepcionou. Uma história marcante, que de fato aconteceu com uma abordagem forte e ao mesmo tempo sensível.
   O supermercado do nada decidi demitir boa parte de seus funcionários, entre eles um grupo de mulheres de um mesmo setor, no qual muitas precisam do trabalho para sustentar suas respectivas famílias.
   O problema não é só isso. Cada trabalhador entra no emprego no supermercado como um funcionário temporário, e depois dependendo de seu andamento, ele pode se tornar fixo. Com isso, cada empregado que consegue o emprego, tem um contrato que é feito pela empresa, no qual ele fica trabalho em até determinado tempo. A questão é que a empresa quebra esse contrato, e demite seus funcionários antes do prazo que deveria ser feito isso. Causando revolta a todos no setor.
   O filme também aborda paralelamente a vida de duas personagens, mostrando como a falta de emprego pode atingir na vida da pessoa. Achei isso super maneiro pois o filme em nenhum momento cansa o telespectador só com o assunto da demissão, pois é mostrado também a vida pessoal de algumas pessoas demitidas e como isso afeta a elas e suas famílias.
   E puxando ainda sobre isso, Cart realmente te prende e não é cansativo. O que consideraria 10 pontos a mais. Ele te puxa para o enrendo e você fica realmente torcendo para que tudo der certo, sentimento os sentimento profundo dos personagens
   Cart é baseado em uma história real como já foi mencionado. O incidente ocorreu em julho de 2007 quando os trabalhados de caixas na E.Lan Mart  foram demitidos injustamente, e acabou ocorrendo uma greve de 510 dias.
   Durante as cenas de greves exibidas no filme, há muitas cenas fortes onde impõe a força para combater as greves. Achei sensacional a forma como isso foi abordada, pois é nas cenas em que ocorrem as manifestações, é que notamos como a classe operária é controlada pelos meios sociais. A mídia por sua vez não foge da culpa, alimentando ainda mais o ego da sociedade capitalista, e colocando os dominados como vilões da história.
   Se você assistir ao filme tendo um pensamento mais crítico, perceberá como essa história de classe dominante e dominada é abordada. Como o dinheiro muitas vezes se sobrepõe a vida das pessoas, sendo muita vezes necessário pisar uns aos outros para conseguir o lucro que o capitalismo prega.
   Cart é sensacional e super recomendo para quem quer assistir algo mais sério com história. Minha dica é você assistir com um pensamento crítico e tentar refletir sobre o que acontece. É uma história verídica que ocorreu em 2007, mas se pensarmos friamente, esses fatos ocorrem dia após dia ao nossos olhos e nem ligamos para isso. Prestar atenção também em como a mídia aponta os fatos das manifestações seja ela quais forem, pois Cart também nos mostra isso. A manipulação dos meios comunicativos.

 Enfim, super recomendo !
Por que Assistir?
   Abordagem sensacional de um grupo de manifestantes. Personagens carismáticos e sérios. História super emocionante.

Por que não assistir?
   Realmente não vejo motivo de não assistir. Recomendo a todos.





Onde Encontrar?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...